A atividade de lançamento começou às 9h no calçadão da rua Oliveira Lima, em Santo André
“Gente rica usa o banco para seu dinheiro aumentar / Mas o resto do povão para a lotérica eu vou mandar”. Foi assim, com rimas, música, teatro e muita criatividade, que o Sindicato dos Bancários do ABC lançou, nesta sexta-feira (21), a campanha salarial 2015. Quem declamou os versos foi a personagem “Discriminação”, um dos sete pecados do capital elencados pela mídia desta campanha, que tem como mote “Exploração não tem perdão”, em alusão aos altos lucros dos banqueiros e às más condições de trabalho e salário dos bancários.
A atividade de lançamento teve início às 9h no calçadão da rua Oliveira Lima, em Santo André, atraindo trabalhadores, estudantes e aposentados que passavam pelo centro comercial. “Queremos dizer que o emprego é fundamental, e que cada bancário, no dia a dia, deve conversar sobre esta exploração a que são submetidos não só os funcionários, mas também os clientes e usuários dos bancos”, destacou o presidente do Sindicato, Belmiro Moreira. Além dos diretores sindicais, participaram do lançamento representantes da Fetec-SP e sindicatos como Guarulhos, Taubaté e Mogi das Cruzes, entre outros.
Lúdico e verdadeiro – O caráter lúdico e alegre que marcou o lançamento trouxe para a cena da Oliveira Lima, além da Discriminação, os “pecados” Assédio, Terceirização, Ganância, Mentira, Irresponsabilidade, Ostentação e o Banqueiro, representados pelos atores da Arca. Todos se apresentaram e foram contestados, em vaias ou “falas” lidas pelo público. “Isso tudo (a esquete) é verdade, a apresentação foi muito boa”, atestou uma das bancárias que assistiu ao espetáculo junto com outros dois colegas. Para ela, entre todos os pecados elencados, é o assédio o mais sentido e que mais incomoda no dia a dia.
A atividade também teve a vibração da escola de samba da Vila Palmares, uma música composta e entoada por diretores do Sindicato ao violão, destacando a importância da CUT, e uma animada caminhada pela rua Senador Flaquer e entorno, em áreas de concentração bancária. “Nossa campanha é também por mais segurança nos bancos e um atendimento com qualidade para a sociedade”, destacou o diretor sindical Otoni Lima.