Banc rios negociam com o Santander nesta quinta-feira

(São Paulo) Os bancários e o Santander Banespa voltam a negociar nesta quinta-feira, dia 5, às 10h, em mais uma reunião do Comitê de Relações Trabalhistas. Confira abaixo a extensa pauta de reivindicações.

 

Cobrança de metas de produção para os caixas

Em inúmeras oportunidades temos denunciado que as agências têm estipulado metas para os caixas. A resposta do banco é que o caixa não participa de nenhum programa de renda variável e que, portanto, não pode ser cobrado por metas, inclusive na reunião de apresentação do sim/somar, foi feito um questionamento e nos foi dito que o caixa não pode ter metas. Essa informação inclusive foi confirmada nas últimas reuniões do CRT. Entretanto as agências continuam exigindo metas individuais dos caixas; as cobranças são realizadas diariamente através de planilhas; os caixas reclamam que o aumento da pressão para que se façam vendas aumentam as diferenças de caixa, além de baixar a qualidade de atendimento.

Reivindicação: Que se elimine este procedimento e seja encaminhada mensagem específica para a rede de agências.

 

Denúncias de Assédio Moral/Pressão

Neste final e início de ano cresceram as denúncias de assédio moral em agências e departamentos com situações que tornam insuportáveis as condições de trabalho e de qualidade de vida.

Reivindicação: A representação exige que os gestores sejam orientados formalmente a parar com a exposição, a humilhação e as ameaças de demissão em reuniões. A Representação espera que o Banco atue com o máximo rigor para eliminar a prática de assédio moral.

 

PCS

Continuamos recebendo inúmeras denúncias em relação Às diferenças salarias verificadas nos locais de trabalho como por exemplo:

a)     Na região de Campinas: Coordenador R$ 1.300,00 a R$ 1.900,00 mesma agência
 e mesmo tempo de Banco.

b)     Promoção de estagiários para gerentes: Uma remessa de gerentes foram contratados entre junho e dezembro de 2006 sem alteração salaria. Trata-se de jovens que iniciaram sua carreira nesta Instituição como estagiarios, passaram mais de 1 ano para consquistar uma vaga efetiva de caixa ou assistente comercial sem que seus salario fossem alterados, até ai estava normal pois eles adquiriram os beneficios e o registro na carteira, a renda que era de 1.190,00 como estagiario passou a ser 792,90 de ordenado mais 450 de ajuda de custo totalizando em torno de 1.250,00 e assim passados para Gerente de Negocios (onde suas responsabilidades e cobrança quanto as metas só se multiplicavam) o salario não foi alterado, a Instituição prometeu a esses jovens e a todos os funcionarios do Santander que os salario seriam revisados a partir de janeiro de 2007, o que não ocorreu até hoje. Ps, pode observar que quem era caixa ganhava 1.250,00 por 6h de trabalho semanal, e hoje trabalham 8 pelo o mesmo valor, os assistentes não tinham pressão e hoje são massacrados com a pressão e não recebem nada a mais por isso.Hoje um gerente que entra na Instituição com o mesmo cargo e ocopa a mesma posição ganha 1.910.

c)     Agência Macapá: Já encaminhado anteriormente via e-mail mas que o anexamos novamente neste documento.

 

 

Segurança nas agências e postos

A principal agência do Santander em Porto Alegre foi assaltada no último dia 27 de junho, por volta das 19h15. Outras unidades também já foram roubadas depois do término da jornada de trabalho, sendo que o expediente dos vigilantes encerra normalmente às 18h.
Reivindicação: Que o banco feche as portas de agências e postos (exceto em locais especiais), impreterivelmente às 18h, acabando com esse risco de violência e com os freqüentes problemas de fraude no ponto eletrônico.
Além disso, a representação reitera as providências apresentadas em reuniões anteriores, como a colocação de porta giratória de segurança com detector de metais antes do auto-atendimento e câmeras de vídeo com monitoramento à distância, fim da guarda das chaves do cofre por gerentes e tesoureiros.

PLR

Reivindicação: Pagamento de PLR proporcional a todos que contribuíram para os resultados auferidos pelo banco, nele incluídos os trabalhadores que se aposentaram no segundo semestre de 2006.

 

Campanha recuperAÇÃO – Superintendência de Recuperação de Crédito

Reivindicação: Os trabalhadores da Equipe da Superintendência de Recuperação de Crédito Regionalizado (Crédito Varejo) reclamam o não recebimento de premiação referente a campanha +recuperAÇÃO. Campanha Iniciada em 01 de novembro de 2006 a 31 de dezembro de 2006.
Premiação: recuperação mínima de 10% em "CASH" sobre o total produzido, desde que alcançado 100% a 150% com Plus mensal Fixo de R$ 2.000, a R$ 6.000.
A gerência informou os trabalhadores que o prêmio seria pago em maio/07 e até o momento não foi efetuado o pagamento e os trabalhadores não receberam nenhuma justificativa ou maiores esclarecimentos.

 

TAC – Tarifa de Abertura de Crédito

Reivindicação: Eliminação da cobrança da tarifa para funcionários do Grupo.

 

Empréstimo de Férias

Vários funcionários do antigo Banespa, que fizeram opção de migração para o quadro de carreira, não receberam o empréstimo de férias (empréstimo para pagamento em dez vezes iguais sem acréscimo), sob a alegação de que esta opção não estava mais disponível para estes trabalhadores.

Reivindicação: Imediata regularização deste procedimento inclusive com orientação ao RH e concessão do empréstimo àqueles que não o receberam.

 

Ausência de Caixas Preferenciais

Várias agências não possuem caixa preferencial para atendimento de idosos, gestantes e deficientes físicos, apesar das placas afixadas nos guichês, gerando protestos de aposentados e usuários dessas categorias, que muitas vezes acham que o responsável é o bancário. Esse procedimento irregular do Santander contraria resolução do Banco Central, expondo o banco a reclamações no ranking mensal do BC, que o Santander continua liderando.

Reivindicação: Contratação de caixas preferenciais nas agências que não possuem um funcionário para atendimento desse segmento, de modo que seja respeitada a resolução do BC e, com isso, evitando-se novas reclamações de clientes e usuários prejudicados.

 

Afastados: Mensalidades CABESP e BANESPREV

Reivindicação: Solicitamos esclarecimentos sobre como o banco vem procedendo com relação ao débito da mensalidade da Cabesp e Banesprev para os trabalhadores que se encontram em afastamento médico junto ao INSS e quando estão de “licença não remunerada” aguardando o Pedido de Prorrogação de benefício.

 

Atestado de saúde ocupacional – ASO

Médicos contratados pelo banco continuam não emitindo ASO para os trabalhadores que passam pelo exame de retorno ou demissional quando julgam que o trabalhador não se encontra apto. Invariavelmente encaminham o trabalhador para o RH ou solicitam que aguardem em casa, pois irão conversar com os seus “superiores”. Esses médicos dizem que não estão autorizados a entregar o ASO com diagnóstico INAPTO para o trabalho.

 

Emissão de CAT

O RH-SST sistematicamente nega a emissão de CAT para os trabalhadores afastados por LER/DORT e transtornos mentais, mesmo que em decorrência de assalto. Além disso, demora cerca de 60 dias para dar a resposta negativa ao trabalhador, o que causa duplo problema para o trabalhador junto ao INSS.

 

Distribuição dos prêmios do Super Ranking (Sim/Somar)

A pressão por metas abusivas tem estressado principalmente os gerentes, acarretando assédio moral, adoecimento e problemas de saúde mental. Por outro lado, a distribuição dos prêmios do Super Ranking não valoriza o esforço dos funcionários, pois falta transparência na apuração dos resultados, gerando desconfiança. O pagamento, que era trimestral, passou para semestral e o valor máximo de um salário diminuiu para meio salário-referência.

Reivindicação: O fim das metas abusivas e do assédio moral, o respeito à saúde dos funcionários e a volta do pagamento às condições anteriores.

 

Homologações Pendentes

Os sindicatos têm encontrado dificuldades nas homologações de rescisões, em razão da falta de pagamento de direitos como férias vencidas, diferenças salariais e distribuição de prêmios do Super Ranking (Sim/Somar). O banco deixa para o final do prazo de 10 dias, alegando que mais tarde efetuará os pagamentos devidos. Outros bancos privados têm acertado as diferenças na homologação, inclusive os créditos dos prêmios.

Reivindicação: O pagamento dessas diferenças e dos prêmios antes da homologação, evitando os transtornos para os ex-empregados e o pagamento de multas rescisórias.

 

Fonte: Contraf-CUT

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