O Dia Internacional da Não-Violência contra as mulheres, 25 de novembro, será celebrado pelo movimento sindical com uma programação que discutirá os Impactos no Mundo do Trabalho, Saúde Mental e Sexualidade. Ocorrerá na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo, às 9h e contará com a participação de especialistas, como a Dra. Margarida Barreto, médica do trabalho e doutora em Psicologia Social pela PUC/SP. O evento será finalizado às 15h com uma manifestação e panfletagem conjunta com a Marcha Mundial das Mulheres na Praça Patriarca, centro de São Paulo.
*Leia mais sobre o tema:
– ARTIGO: O espetáculo da violência e a violência do espetáculo
A data foi escolhida para lembrar as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana e foi definida no I Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe, realizado em 1981, em Bogotá, Colômbia.
Veja a programação que foi reservada ao Dia Internacional da Não-Violência contra as mulheres.
Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher
Quando: 25 de novembro
Horário: das 09h00 às 13h00
Local: Sindicato dos Bancários de São Paulo (Rua São Bento, 413 – próximo ao metrô)
09h00 às 09h30 – Recepção e café
09h30 – Mesa de abertura CUT São Paulo CUT Nacional Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região
10h00 – Painel: ” O MOVIMENTO SINDICAL E O ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA – Impactos no Mundo do Trabalho, Saúde Mental e Sexualidade”
Expositoras
ELIANA FALEIROS VENDRAMINI CARNEIRO
Promotora de Justiça – criminal (há 11 anos), Mestre em Direito Penal pela PUV/SP, prof. de Direito Penal pela Puc/Sp – Autora de artigo acerca da CEDAW, prof. do PLP SP e SBC.
RACHEL MORENO
Psicólaga e pesquisadpra com especialização em Sexualidade Humana, e mestrado em Meio Ambiente.
VERA SOARES
mestre em Educação, pós-graduada em economia e militante feminista, fundadora e integrante do Conselho da Agende, Conselheira do Conselho Científico do Núcleo de Estudos da Mulher e relações Sociais de Gênero – NEMGE – da Universidade de São Paulo;
MARGARIDA BARRETO
Médica do Trabalho do Sindicato dos Químicos de São Paulo e Região, doutora em psicologia Social PUC/SP, pesquisadora associada do NEXIN (Núcleo de Estudos Psicossociais da Dialética exclusão/inclusão social) – PUC/SP.
SANDRA KENNEDY
Prefeita eleita na cidade de Registro/SP pelo Partido dos Trabalhadores, Assistente Social especialista em saúde pública pela UNESP. Militante do SINDSAUDE-SP, com atuação no movimento sócio ambiental junto às comunidades tradicioanis da região Vale do Ribeira. Participou da articulçaõ de núcleos municipais de combate a violência contra a mulher na região
12h00 às 13h00 – debate e considerações finais
15h00 – Manifestação e panfletagem conjunta com a Marcha Mundial das Mulheres na Praça Patriarca