Nesta semana, o Procon/ES multou 4 agências da Caixa Econômica Federal e 5 do Banco do Brasil por descumprimento à lei estadual que estipula o tempo de permanência do cliente nas filas. Os bancos terão que pagar valores que variam entre R$ 4 mil e 5 mil aos reclamantes.
As agências multadas são: CEF Jardim Limoeiro, Princesa Isabel, Av. Beira Mar/Centro e Ifes, BB Praia do Suá, Jardim Limoeiro, Serra/Sede, Av. Dante Michelini e Laranjeiras. Vinte e um processos ainda estão em andamento e devem ser julgados em breve.
Segundo a assessoria do Procon, o número de reclamações contra as instituições bancárias não param de crescer. Os 21 processos que tramitam no órgão estadual também se referem ao tempo de espera em fila, o quarto maior motivo de reclamação dos clientes quando se trata de bancos. Até dia 31 de julho deste ano foram registradas 158 queixas, aumento de 180% em relação a todo ano de 2008, quando somente 9 denúncias foram registradas.
No Espírito Santo, reclamações contra os bancos só perdem para os cartões de crédito no ranking de desrespeito ao cliente. Até julho deste ano, 1847 reclamações foram contabilizadas pelo Procon.
Segundo o diretor do Sindicato e representante do Espírito Santo no Comando Nacional dos Bancários, Idelmar Casagrande, as únicas maneiras de reduzir o estresse do cliente, que enfrenta uma maratona para ser atendido, e do funcionário, que sofre assédio moral durante todo expediente, é o aumento do número de funcionários e a extensão do horário de expediente (09 às 17h). Essas são reivindicações histórias do Sindicato que, inclusive, estão na pauta da Campanha Salarial 2009/2010 da categoria.
A lei que delimita o tempo máximo em fila é uma conquista para o bancário e um ganho imensurável para cliente. No Espírito Santo, os bancos, em dias normais, devem atender em no máximo 10 minutos o cliente. Também há leis municipais sobre o tempo de espera nos bancos. Porém, como foi constatado pelo Procon, dado o grande número de reclamações, os banqueiros estão descumprindo a legislação.