Mobilização no ABC reforça luta dos funcionários de todo país
Os bancários lançaram na quarta-feira (15), em Santo André (SP) a Campanha de Valorização dos Funcionários do Bradesco, que também acontece em todo o país. Na ocasião, houve atraso em uma hora na abertura da agência da Rua Bernardino de Campos, e os diretores do Sindicato dos Bancários do ABC conversaram com a categoria, além de distribuírem material à população.
A medida visa mobilizar os funcionários para pressionar o banco para um processo de negociação imediato em busca de solução para os principais problemas da instituição financeira.
“Primeiramente é necessário que a categoria dialogue e se organize. Campanhas só têm êxito quando contam com a participação de todos. Cabe a nós analisar a forma como o banco nos trata enquanto trabalhadores”, pontuou Gheorge Vitti, diretor do Sindicato e funcionário do Bradesco.
Durante a ação foi apresentado o jingle da Campanha. “O homem de lata” é o mote da mobilização, em contraposição ao “Banco do Futuro”, passando a mensagem de que “bancário não é de lata, é gente como você, gente de verdade”.
“Muitas vezes as metas abusivas nos limitam no trabalho. Temos uma pauta extensa de reinvindicações, tentamos dialogar, mas há 70 anos o banco só diz não”, ressaltou Maria de Lourdes Silva, a Malu, que é diretora da Fetec-SP.
Reivindicações
Entre as principais reivindicações estão a negociação de um Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), melhores condições de trabalho, preservação da saúde, e parcelamento do adiantamento das férias.