Banc rios de SC entram na justi‡a para impedir leilÆo do Besc

(Criciúma) Várias ações foram impetradas na Justiça Federal para impedir o leilão das contas públicas do Besc, o único banco público do Estado de Santa Catarina. O pregão está marcado para o dia 19. Um abraço ao Besc foi realizado em Criciúma e mais quatro cidades do estado hoje, 14 de dezembro.

 

Funcionários, movimento social e lideranças políticas participaram do protesto. No mês de junho, a Federação garantiu por meios de uma liminar a proibição do leilão das contas da Casan, mas o adendo não vale para os demais setores. São 123 mil contas dos servidores num total de 850 mil. A captação é de R$ 6 milhões em depósitos e fundo de investimentos.

 

O Besc possui 236 agências e 257 postos de atendimento. Em 140 municípios apenas o banco do estado atende a população porque os bancos privados não têm interesse. O presidente do Sindicato Edegar Generoso diz que o leilão vai tirar do Besc uma fatia do mercado que os demais bancos estão interessados enfraquecendo o mesmo.

 

"O governo utiliza o discurso para confundir a opinião pública, alegando que quer levantar recursos para beneficiar os catarinenses. Na opinião do Dieese, está escondendo o chamado valor agregado. Esse valor corresponde ao investimento feito em Santa Catarina, que somente em 2005 foi de R$ 376 milhões", ressalta.

 

Fonte: Maristela Benedet – Seeb Criciúma

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram