(Porto Alegre) A Federação dos Bancários RS já encaminhou, pelo correio, aos seus 38 sindicatos filiados a cartilha “Direitos dos Trabalhadores do Ramo Financeiro”. O material foi organizado pela Assessoria Jurídica e editado pela Assessoria de Imprensa da Feeb RS, no início do mês de janeiro. Os 18 mil exemplares da cartilha foram distribuídos de acordo com o número de bancários sindicalizados da base de cada de sindicato.
Através da cartilha, a Feeb RS disponibiliza uma listagem dos principais direitos trabalhistas da categoria, previstos na CLT e nos Acordos e Convenções Coletivas em vigor. Além disso, apresenta as súmulas do TST (Tribunal Superior do Trabalho) que tratam de matérias de interesse dos trabalhadores bancários.
Também integram o impresso as normas coletivas que abrangem os financiários gaúchos, ou seja, todos aqueles empregados em sociedades de crédito, financiamento e investimento do Rio Grande do Sul. “Trata-se de uma publicação que precisa estar presente na vida profissional dos bancários e financiários, no sentido de conscientizar ainda mais a categoria da amplitude dos seus direitos, conquistados através de muitas e memoráveis lutas, ao longo de diversas décadas”, salienta o assessor jurídico da Feeb, Milton Bozano Fagundes.
Estatuto
Os sindicatos também receberão juntamente com as cartilhas, exemplares do estatuto da Feeb RS, reeditado a partir das alterações aprovadas pelo 8º Congresso dos Bancários, realizado em março de 2004.
Fonte: Marisane Pereira Feeb RS