Nesta quinta-feira, 1º de setembro, a diretoria do Sindicato dos Bancários de Sergipe (Seeb/SE) entregou oficialmente a minuta específica para o Acordo Coletivo de Trabalho Complementar 2016/2017 aos representantes do Banco do Estado de Sergipe (Banese).
A minuta foi debatida e aprovada em assembleia extraordinária, nessa quarta (31). Tradicionalmente, a minuta no Banese é entregue no final do mês de agosto. Na mesma assembleia, os participantes aprovaram a paralisação nacional de atividades nos bancos a partir da zero hora, da próxima terça-feira (06), por prazo indeterminado. A Assembleia Organizativa será realizada no dia 5 de setembro.
A diretoria do SEEB/SE aguarda o retorno do banco. “Esperamos que a direção do Banese aprecie a pauta e atenda as reivindicações dos funcionários. O Banese divulgou que obteve um lucro líquido de R$ 22,4 milhões de reais, no primeiro semestre de 2016. O que significa dizer que, o banco estadual continua tendo uma boa atração no mercado e em tendência de crescimento em operações de créditos e realizações de negócios. E tudo isso é fruto do trabalho eficiente dos baneseanos. O que esperamos é o reconhecimento”. Afirma a presidenta do SEEB/Se, Ivânia Pereira.
Reivindicação nacional
Nacionalmente, a categoria bancária rejeitou a proposta rebaixada da Fenaban de 6,5% de reajuste nos salários e demais benefícios e abono de R$ 3.000. Em todo o País, nas assembleias, a contraproposta apresentada pela Federação Nacional dos bancos (Fenaban) ao Comando Nacional dos Bancários foi considerada uma ofensa aos trabalhadores do setor mais lucrativo da economia e que sofrem diariamente com a pressão por metas cada vez mais abusivas dos bancos. A categoria quer aumento real de salários e a ampliação dos direitos. A categoria reprovou a política de abono no lugar da reposição inflacionária, porque o abono não é incorporado ao salário, que perde o seu poder de compra a curto prazo.