HSBC: Sindicato de Curitiba define novas ações contra demissões

Após as manifestações de segunda-feira (19) nas sedes administrativas Xaxim e Kennedy do banco HSBC, o Sindicato dos bancários de Curitiba e região (Seeb Curitiba) está concentrado em apoiar os cerca de 100 trabalhadores demitidos pela empresa. As secretarias de saúde e de assuntos jurídicos da entidade estão à disposição dos bancários para prestar esclarecimentos e analisar caso a caso a situação dos trabalhadores. O Sindicato de Curitiba também avalia a melhor condução jurídica para a questão, já que o HSBC reafirmou a impossibilidade de reversão das dispensas, a principal reivindicação da entidade.

Por outro lado, o Sindicato de Curitiba conquistou a extensão do plano de saúde por mais três meses além do período assegurado pela Convenção Coletiva de Trabalho – que varia de acordo com o tempo de serviço de dois até nove meses (cláusula 38º), e a extensão por quatro meses do vale-alimentação e refeição a serem pagos no desligamento do trabalhador.

Questionado se vai continuar com as dispensas em massa, o banco HSBC alegou que não pretende, por enquanto, realizar novas demissões imotivadas.

Sindicato lamenta postura do banco inglês – A política adotada pelo HSBC é simples: pouca transparência com seus trabalhadores – que só souberam das demissões pelo Sindicato e por boatos; instaurar um clima de insegurança – para sobrecarregar, aplicar metas abusivas e punir por meio do medo e restringir a liberdade de manifestação – através dos interditos proibitórios e assim, impedir prejuízos a sua imagem… Esta sim não merece contenção alguma de despesa… O banco divulgou na segunda-feira um investimento de 30 milhões de reais em campanhas publicitárias em 2009.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram