Por Artur Henrique, presidente da CUT
Feliz 2009!!!Em trecho de um romance do escritor Manuel Scorza, depois de imemoráveis períodos de abuso e discriminação, alguns camponeses do altiplano peruano lançam a idéia de criar um sindicato como forma de superar o sufoco causado pelas autoridades locais.
Muitos, por não entenderem o significado da palavra sindicato, questionam e escutam a seguinte frase: é uma espécie de irmandade para lutar contra os prepotentes.
Estava lançada uma semente que provocará, até o final da história, mudanças nunca imaginadas nem pelos prepotentes nem pela irmandade que passou a combatê-los.
Os acontecimentos todos têm como inimigo algo mítico – o livro tem tons de realismo mágico – conhecido como A Cerca, propriedade de um grupo transnacional que quer ocupar todo o altiplano, sem dó.
Essa é a nossa luta. Desenvolvimento nacional, defesa de nossas raízes e de nosso trabalho, de nossa renda, e pairando sobre nosso território a prepotência de um sistema financeiro internacional que deseja tirar o que nos pertence.
Dirigentes e assessores da nossa Central param suas atividades do ano nesta sexta-feira, 19 de dezembro, para um breve período de acumulação de energia, com a convicção de terem feito sua parte no combate e a alegria do dever cumprido.
No próximo dia 6 de janeiro estaremos de volta e desejamos a todos e todas os nossos mais sinceros votos de um Feliz Natal e um Ano Novo de muita irmandade para lutar e conquistar, como no poema de Fernando Sabino:
Façamos da interrupção um caminho novo…
Da queda, um passo de dança…
Do medo, uma escada…
Do sonho, uma ponte…
Da procura, um encontro.