Assaltantes estÆo cada vez mais audaciosos

(Porto Alegre) Os postos bancários voltaram a ser alvo de criminosos. Dessa vez, o ataque foi contra o Banrisul do bairro Galópolis, em Caxias do Sul, arrombado na madrugada de terça-feira (18). Os ladrões fugiram levando um cofre, pesando pouco mais de uma tonelada, com dinheiro e documentos. A suspeita é que o bando, que deixou um rastro de destruição no estabelecimento, tenha usado um guincho ou um caminhão para remover o equipamento do interior do prédio, que fica ao lado da subprefeitura. Em 16 dias, foi a quarta investida contra postos bancários na Serra.

A ação deve ter ocorrido entre 2h e 3h. Depois de inutilizar a sirene do sistema de alarme, os bandidos arrombaram a porta principal do Banrisul. Também arrancaram uma porta de aglomerado que os impediria de ter acesso à área onde estava o cofre, com cerca de 1,60 metro de altura e 80 centímetros de largura. A peça foi arrastada por oito metros, deixando marcas no chão, até a porta. Em frente ao Banrisul, peritos do Departamento de Criminalística encontraram manchas de óleo, possivelmente do veículo usado para transportar o cofre.

Os criminosos ainda removeram uma chapa de aço de um caixa eletrônico, mas não chegaram a abrir o compartimento do dinheiro. A Brigada Militar (BM) foi alertada, mas quando a Patrulha Banco chegou a Galópolis, só encontrou o rastro de destruição deixado pelos bandidos. Estavam quebrados a porta-giratória e vasos de plantas. Além disso, papéis e móveis estavam jogados no chão. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Batalhão Rodoviário foram comunicados, no entanto, nenhum suspeito foi detido.

Segundo o diretor do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região, Ademar Henrique Bellini, o Governo perdeu o controle sobre a segurança no Estado. “Parece que não está acontecendo nada, embora o clima seja tenso nas agências bancárias. Tanto os bancários quanto clientes e usuários dos bancos estão muito assustados com a quantidade de assaltos. É preciso que a sociedade gaúcha se mobilize e exija medidas urgentes dos bancos e do Governo do Estado”, salienta o diretor.

Caixa
Cinco homens assaltaram nesta quinta-feira, dia 20, uma agência da Caixa Econômica Federal no bairro Canudos, em Novo Hamburgo. Os bandidos chegaram em uma Parati prata e um Astra preto, renderam os vigilantes e roubaram o dinheiro dos caixas.

Os assaltantes quebraram vidros da agência e efetuaram pelo menos dois disparos no local. Eles fugiram com uma quantia não divulgada em direção do município de Campo Bom. A polícia está atrás do bando, mas não há informações sobre o destino dos dois veículos. Com esse novo assalto, já são 17 ataques a bancos no Estado somente em julho.

CATs
Na
última terça-feira a Federação dos Bancários RS teve uma audiência de mediação com o Banrisul, na Delegacia Regional do Trabalho de Porto Alegre, para esclarecer os critérios de emissão das CATs após assaltos. O banco tem sido o alvo preferido dos ladrões.

Fonte: Feeb RS

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram