Informe divulgado pela Gerência Nacional de Plano de Saúde e Ambiência Corporativa da Caixa Econômica Federal esclarece que, desde outubro do ano passado, o processo de autorização prévia para realização de procedimentos de odontologia no plano Saúde Caixa foi centralizado. Esse novo modelo operacional visa, segundo a Caixa, “aperfeiçoar os processos e a padronização das rotinas, refletindo em maior agilidade no atendimento ao beneficiário e no pagamento à rede credenciada”.
É explicado que a solicitação de autorização prévia foi otimizada com a liberação desta exigência para diversos procedimentos odontológicos, “simplificando o processo para o beneficiário e ao credenciado, uma vez que apenas 18 procedimentos, de maior complexidade, continuam exigindo autorização prévia”.
O “Informe Saúde Caixa” acrescenta: “Profilaxia (limpeza) não exige autorização prévia e deve ser realizada na consulta inicial. Da mesma forma, restauração deixa de exigir autorização prévia, podendo ser feita de acordo com a programação acordada com o profissional credenciado”.
Em outro trecho do comunicado, a Caixa diz que, no caso específico de raspagem sub/supra gengival, a autorização prévia faz-se necessária, “uma vez que o procedimento impacta significativamente na estrutura dos dentes, não havendo justificativa técnica e científica para sua repetição em curto espaço de tempo”.
Este procedimento, segundo o banco, é facilmente confundido com profilaxia e pode ser cobrado indevidamente como tal, acrescentando: “Por se tratar de procedimento em periodontia, o profissional da Caixa que avaliará o pedido de autorização, caso julgue necessário, poderá solicitar complementação de documentação”.
Também é esclarecida que a autorização prévia, quando for o caso, deve ser solicitada via aplicativo Auto Atendimento Saúde Caixa – AutoSC, acessível através do portal do empregado. E mais: no caso de empregados afastados, a inclusão será efetuada pela Cepes, mediante solicitação encaminhada por meio de mensagem eletrônica para o endereço [email protected].
Segundo a Caixa, após a inclusão da solicitação no AutoSC, o processo é tratado pela equipe de dentistas do banco, que tem prazo para deferi-lo a partir do momento em que toda a documentação necessária à análise é anexada ao processo por meio do mesmo aplicativo.
O beneficiário que deseja obter maiores informações deve entrar em contato com sua Gipes de vinculação ou com a Ceati pelo telefone 0800-721 2222.