Teresina) – Para comemorar o Dia d@ Aposentad@, 24 de janeiro, cerca de 180 convidados, entre eles, bancários e familiares marcaram presença na festa em sua homenagem na sede social da APCEF/PI. Contando com uma vasta programação, o evento foi também um momento de confraternização. No salão principal, duas faixas homenageavam e parabenizavam pela passagem da data.
Na abertura, o presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí (Seebf-PI), José Ulisses de Oliveira, deu as boas-vindas a todos e falou da alegria em poder reunir tanta gente numa única noite. “É muito gratificante participar de uma festa tão animada com aposentados do BB, BEP, BNB e CAIXA”, resume.
Em seguida, De Assis Araújo, diretora do sindicato e presidenta da APCEF/PI e do Conselho Deliberativo da FENAE, fez questão de registrar a realização da festa com o patrocínio das três entidades: Sindicato, FENAE e APCEF/PI. Comentou a razão da homenagem em 24 de janeiro por ser também o dia da previdência, acrescentando alguma informações sobre o INSS e a previdência privada causas comuns aos bancários. Agradeceu a presença do público e disse estar feliz por ter a APCEF a oportunidade de sediar a festa.
Francisco Reis, diretor de Aposentados do Sindicato, também se mostrou empolgado por reunir um grande número de bancários aposentados. Conduzindo o cerimonial, iniciou a programação da festa chamando a médica geriatra Rejane Prestes para fazer uma apresentação com o tema Desafios da Terceira Idade.
Ela começou esclarecendo a origem da palavra e a importância de se aproveitar essa fase depois de tantos anos de trabalho. Disse que a idade média de aposentadoria do brasileiro é de 55 anos e que o Dia do Aposentado é sim um momento de comemoração.
“Depois de se aposentar, é preciso haver um planejamento de como aproveitar o tempo”, frisa Rejane, acrescentando que esse seria o momento, por exemplo, de fazer um curso superior, curso de língua ou praticar algum tipo de atividade que antes não tinha tempo. “É um momento de investimentos e novas descobertas”, complementa médica.
Ainda dentro da explanação, Rejane Prestes destacou sobre a questão da sexualidade na terceira idade, saúde, principalmente com relação aos cuidados com Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e estresse. “Mesmo nesta idade, a mulher ainda tem libido para prática sexual”, explica Rejane, informando também que para os homens, vale uma avaliação médica antes de começar a tomar Viagra, isso porque pode haver complicações para quem tem problemas coronários.
Depois da palestra, foi a vez do “Você e seu talento”, oportunidade de se ver: piadas com Antonio de Sá Camarço; poesias com Chico Reis – “A velhice” e José Soares Filho – “O fruto do Amor”; contos e crônicas com Juarez Brito – “A depressão” e Francisco José (Franze) “O aposentado não se orgulha”; permeando os valores culturais dentre os presentes; Sansão, aposentado do BEP, adentrou o salão tocando em seu fabuloso sax músicas da velha guarda no que foi acompanhado pela platéia encantada.
A parte musical da festa continuou com Ivonildo do Nordeste que animou a noite como humorista e cantor de muito forró. Piadas entre uma música e outra para alegria do público. Houve ainda sorteio de brindes e ao final do evento foi servido um farto e saboroso coquetel.