No último sábado, dia 10, reuniram-se na Quadra dos Bancários, em São Paulo, mais de 100 participantes do Plano II do Banesprev que chegaram à seguinte conclusão: “NÃO daremos quitação do serviço passado ao Santander”.
Durante o encontro preparatório para a assembleia, promovido pela Afubesp, Sindicato dos Bancários de São Paulo, Contraf-CUT e entidades sindicais, o diretor da Afubesp e candidato ao Comitê Gestor do Plano II, Walter Oliveira, apresentou uma tabela com os valores das contribuições normais e extraordinárias, que cada participante deverá arcar. Houve várias manifestações de repúdio, evidenciando que ainda existem muitas dúvidas a serem esclarecidas em relação à forma do cálculo.
Na oportunidade, o diretor da Afubesp, José Reinaldo, explicou que o Banesprev já decidiu aplicar o rateio do déficit, no entanto, caso os participantes votem sim na assembleia, a possibilidade de luta pelo serviço passado no campo judicial estará sepultada.
“Consultamos um jurista notoriamente reconhecido, extremamente conceituado e especialista na área da previdência, que nos orientou a não referendar essa proposta de rateio, como condição para podermos dar continuidade a nossa luta pelo serviço passado, agora na esfera judicial”, relata.
“Isso não vai causar nenhum problema ao plano, pois o Banesprev e o Santander já declararam que independente da decisão da assembléia irão aplicar o rateio do déficit e instituir a contribuição extraordinária aos ativos e assistidos,” conclui.
Em sua explanação, Paulo Salvador, presidente da Afubesp e conselheiro eleito do Banesprev, foi categórico: “votar pelo sim é rasgar a ‘promissória’ do Santander e dar a eles a quitação do serviço passado.”
“Essa assembleia é a mais importante para os participantes do Plano II desde a sua criação”, declarou Rita Berlofa, que é vice-presidente da Afubesp, conselheira eleita e diretora executiva do Sindicato dos Bancários de São Paulo.
A Assembleia do Plano II será realizada no próximo sábado, dia 17, no Esporte Clube Banespa. Às 9h ocorrerá à primeira convocação com a presença mínima de dois terços de participantes quites, e às 9h30, segunda convocação, com qualquer número de participantes.
Comitê Gestor
O candidato ao Comitê Gestor do Plano II, Camilo Fernandes, fez um breve relato sobre a criação do órgão de acompanhamento e fiscalização, antiga reivindicação do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Afubesp, Fetec/SP e Contraf-CUT.
Também esteve presente a candidata Vera Marchioni que reforçou a importância de serem eleitas pessoas comprometidas, com conhecimento técnico e principalmente com disposição de luta para enfrentar, sem medo, o Santander.
Os demais candidatos às vagas do Comitê Gestor não compareceram ao encontro. A chapa Mãos Dadas pelo Banesprev (composta por Camilo Fernandes, Vera Marchioni e Walter Oliveira) lamentou o fato, pois o evento seria a oportunidade ideal para que houvesse debate de propostas, e todos os concorrentes se pronunciassem a respeito do posicionamento que eles irão adotar durante a assembleia.