Desde 2007 e até 2010, as distribuidoras de energia elétrica de todo o país estão passando pelo 2º ciclo de revisão tarifária. Trata-se de um processo periódico para avaliar e corrigir os valores das tarifas de energia elétrica praticadas por uma determinada concessionária distribuidora. Anualmente, as tarifas são corrigidas segundo a inflação. Mas periodicamente – em média a cada quatro anos – é aplicado um processo de revisão que procura realizar uma ampla avaliação dos requisitos necessários para a prestação dos serviços.
Na revisão, as tarifas tanto podem ser mantidas no patamar em que se encontram, quanto aumentadas ou reduzidas. Durante o 1º Ciclo de Revisão Tarifária, que ocorreu ao longo dos anos de 2003 a 2005, o que se verificou foi que, em grande medida, as concessionárias brasileiras tiveram suas tarifas corrigidas positivamente. Esta situação permitiu às concessionárias aumentarem seus lucros, enquanto consumidores passaram a ter que pagar contas mais elevadas de energia, ou então, tiveram que reduzir seu nível de consumo para poder manter inalterados os demais itens das respectivas cestas de consumo.
O 2º Ciclo de Revisão, que se iniciou em 2007 e se encerra no ano de 2010, tem gerado forte expectativa de que a situação verificada no 1º Ciclo se altere, ou seja, a expectativa é que as tarifas das concessionárias sejam reduzidas ao término do 2º Ciclo.