A Confederação Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas (CSA), ante os fatos ocorridos na quinta-feira (30) na República do Equador, expressa o que se segue:
1- Condenamos a ação das forças policiais e outras forças armadas do Equador que desencadearam um quadro de violência, que se configura em ação golpista e que põe em risco as instituições democráticas daquele país.
2- Demandamos o respeito à integridade física e psicológica do presidente Rafael Correa, sua imediata libertação e o restabelecimento de suas funções à frente do governo equatoriano.
3- Convocamos a comunidade internacional, a todos os governos das Américas e as instituições internacionais a se pronunciarem em favor da democracia no Equador e a respaldar o governo legítimo encabeçado pelo presidente Correa. A CSA chama especialmente a que se impeça a repetição de fatos que permitiram a instauração do golpe de Estado em Honduras e a consolidação de uma situação que contraria frontalmente a democracia, a integração e a soberania na região.
5- O movimento sindical das Américas se manterá alerta ante este novo atentado contra a democracia em nossa região e se mobilizará em solidariedade ao povo equatoriano, aos/às trabalhadores/as e às instituições democráticas.
Víctor Báez Mosqueira
Secretário-Geral