A Contraf-CUT abriu inscrições para a 9ª turma do curso de formação “Sindicato, Sociedade e Sistema Financeiro”, feito em parceria com o Dieese, dentro do Programa de Capacitação de Dirigentes e Assessores (PCDA), a ser realizado em três módulos: 24 a 28 de novembro, 15 a 19 de dezembro, e 23 a 27 de fevereiro de 2015.
O curso será promovido pela Secretaria de Formação da Contraf-CUT no Hotel Fazenda Araras (BR 020, em Formosa, a 90 Km de Brasília) e terá 35 vagas para dirigentes sindicais bancários e assessores de entidades filiadas à Contraf-CUT.
Um comunicado interno foi enviado nesta terça-feira (11) pela Contraf-CUT para todas as entidades filiadas com as orientações e procedimentos necessários para efetuar inscrições e participar do curso.
“O novo curso materializa a prioridade e o respeito que a nossa entidade tem pela formação sindical dos nossos dirigentes e assessores”, afirma William Mendes, secretário de Formação da Contraf-CUT.
Desde 2008, a Contraf-CUT e o Dieese construíram uma parceria para aplicar um curso de formação sindical sólido, consistente, focado no sindicalismo bancário e que tenha por finalidade preparar dirigentes para os desafios das funções de liderança no movimento.
O Dieese pesquisou e debateu com os seus técnicos, dialogando com a Contraf-CUT, até formatar a grade atual do curso, que vem sendo aperfeiçoada a cada nova turma.
PCDA
Entre 2009 e 2012, o curso percorreu as cinco regiões do país: Sudeste (MG e RJ), Sudeste (Fetec SP), Nordeste, Centro-Norte e Sul. Na atual gestão da Contraf-CUT (2012/2015), foram realizadas três turmas do curso, sendo uma para o Sindicato dos Bancários de São Paulo (2012) e outras duas atendendo às entidades filiadas à Confederação (2012 e 2013).
“O curso visa a atender às demandas de formação das entidades filiadas de todo o país. Na grade atual de formação da Contraf-CUT, os sindicatos têm a oportunidade de fazer seus planejamentos em formação, sabendo que a Confederação conta com o curso básico de capacitação para dirigentes sindicais bancários após as campanhas nacionais da categoria, além de cursos temáticos para especializar dirigentes em várias áreas inerentes à representação dos trabalhadores do ramo financeiro”, explica William.