Adilma Nunes (E) e Almir Aguiar (D) comemoram vitória do Sindicato
O Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro conseguiu cancelar a demissão do funcionário Sandro Gomes Pereira, da agência Carioca do Bradesco. O bancário havia sido desligado da empresa no dia 16 de dezembro, mas graças à intervenção da entidade o banco recuou em função do resultado do exame demissional ter considerado o bancário inapto para o trabalho.
O presidente do Sindicato, Almir Aguiar, destaca a necessidade do exame demissional para o trabalhador. “É importante ressaltar que este exame é obrigatório, conforme prevê o Artigo 168 da CLT e tem como objetivo verificar as condições de saúde trabalhador no momento em que ele é dispensado pela empresa. O Sandro é portador de tendinite, uma forma de LER/Dort, e já até havia se afastado em outras ocasiões pela Previdência Social por acidente de trabalho. Inclusive, no ato do exame, ele estava com dores e inchaço no braço”, disse.
O banco vinha tentando várias manobras para tentar demitir o funcionários. Muito querido pelos colegas, a notícia da dispensa causou comoção nos funcionários da agência.
“Nosso próximo passo é exigir do Bradesco a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) para que Sandro se dirija ao INSS e tenha garantido todos os seus direitos. Embora o Sindicato possa emitir, se necessário, esta é uma obrigação do empregador”, afirma a diretora do Sindicato, Adilma Nunes.