(Belém) Após várias ações realizadas pelas entidades representativas dos trabalhadores, envolvendo atos de protesto e paralisações na matriz do Banco da Amazônia, o presidente Mâncio Cordeiro, em reunião na tarde de ontem, dia 30, informou que o Banco cumprirá a proposta de adiantamento da primeira parcela da PLR, no valor de R$ 730,00, que deverá ser pago no dia 14/02, após a assinatura do acordo coletivo.
“Esta é uma conquista dos trabalhadores que se mantiveram mobilizados, possibilitando que a CNE-BASA (Comissão Nacional de Negociação) buscasse constantemente a negociação com a direção do Banco, DEST e Ministério da Fazenda sem deixar de mobilizar o corpo funcional, que respondeu aos apelos do Sindicato e da AEBA. Este pagamento representa uma quebra de mais um paradigma no Banco da Amazônia, que pela primeira vez vai antecipar a PLR”, destaca Walter Luz, Presidente do Sindicato do PA/AP.
Nesta quinta-feira, dia 1º, haverá uma reunião de negociação para fechamento da redação final das cláusulas do Acordo Coletivo 2006/2007, a ser submetida às assembléias dos Sindicatos que possuem agências do Banco da Amazônia em sua base até o dia 07/02. A assinatura do acordo deverá acontecer no dia 08/01, com a presença da Contraf-CUT, Fetec Centro Norte e demais sindicatos.
“A mobilização realizada pelo Sindicato cumpriu um papel fundamental para que a direção do Banco confirmasse a antecipação da PLR. O funcionalismo do Banco está de parabéns”, ressalta Marlon George, diretor do Sindicato.
“Foi uma longa via sacra, que colocou em teste a capacidade de negociação e mobilização do Sindicato e da AEBA. As entidades comprovaram a legitimidade que possuem, enquanto representantes do funcionalismo e todos foram vitoriosos”, comemora Roosevelt Ferreira, funcionário do Banco e diretor do Sindicato.
O presidente do Banco, também, anunciou na reunião, que os números finais de 2006 permitem o pagamento de uma remuneração cheia como PLR, estando previsto o recebimento da diferença para o mês de abril de 2007. Em relação aos TC´s que não exercem função comissionada, o banco informou a criação de 250 funções de analistas, cujo valo da comissão gira em torno de R$ 1.000,00. Também, o presidente Mâncio reafirmou o pagamento da primeira parcela do 13º salário para amanhã, 01/02.
Fonte: Seeb PA/AP