Londrina vai sediar neste fim de semana a 13ª Conferência Estadual das Bancárias e dos Bancários do Paraná. O evento, organizado pela Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito (FETEC-CUT-PR), vai contar com a participação de 300 delegados, que representam os trabalhadores de dez sindicatos de todo o estado (Apucarana, Arapoti, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Paranavaí, Toledo, Umuarama, e respectivas regiões).
O evento será realizado no sábado e domingo, dias 2 e 3, no Hotel Londri Star (Rodovia Celso Garcia Cid, Km 74,5 nº 3225), em Londrina.
O encontro deste ano terá quatro eixos temáticos para os debates: Emprego e remuneração; Saúde do trabalhador e condições de trabalho; Segurança bancária; e Sistema Financeiro Nacional. Os delegados vão se organizar em grupos de trabalho para discutir a elaboração de propostas e construir elementos de estratégia para a Campanha Nacional dos Bancários 2011.
Essa será a primeira vez que a Conferência Estadual vai ser realizada no interior do Estado. Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Londrina e Região, Wanderley Crivellari, o encontro terá como foco o ‘Emprego Decente’.
“Nós do ‘Vida Bancária’ estamos muito felizes de sediar a Conferência Estadual. Esperamos que esses dois dias sejam produtivos e propositivos para manter a tradição da FETEC de sempre contribuir de forma substancial para a Campanha Nacional”, salienta.
Para o presidente da FETEC-CUT-PR, Elias Jordão, a Conferência Estadual é o ápice da campanha salarial no Paraná. Segundo ele, é o momento em que se reúnem as discussões feitas junto aos trabalhadores na base, através dos encontros das regionais Curitiba, Vida Bancária (formada pelos sindicatos de Apucarana, Arapoti, Cornélio Procópio e Londrina) e Pactu (formada pelos sindicatos de Campo Mourão, Guarapuava, Paranavaí, Toledo e Umuarama).
“Toda esta sequência de debates não apenas demonstra o grau de aprofundamento das discussões, como nos asseguram que iremos enviar para a Conferência Nacional uma proposta do Estado que realmente contemple as ansiedades dos trabalhadores”, afirma.
Com os encontros regionais já realizados, a Conferência Estadual vai definir as reivindicações que serão levadas para as discussões na Conferência Nacional, que será realizada em São Paulo, nos dias 29, 30 e 31 de julho. Trinta e três delegados e quatro observadores serão escolhidos por votação no segundo dia do evento estadual para participarem da Conferência Nacional.
Neste encontro na capital paulista será composta a minuta da Campanha Nacional dos Bancários 2011 que será entregue pelo Comando Nacional à Fenaban.
Temas:
– Emprego e remuneração
– Saúde do trabalhador e condições de trabalho
– Segurança bancária
– Sistema Financeiro Nacional
Programação:
Dia 02 de julho – Sábado
9h – Leitura, discussão e aprovação do Regimento Interno da 13ª Conferência Estadual;
9h30- Abertura Oficial e pronunciamento dos convidados;
10h – Exposição sobre a Conjuntura Política, Conjuntura Nacional e Estadual e a Campanha Nacional das bancárias e bancários pela Contraf-CUT;
12h – Apresentação da consulta realizada pelos 10 sindicatos;
13h – Encerramento da Plenária Inicial e Almoço;
15h – Início das atividades nos Grupos de Trabalho;
18h30- Encerramento das discussões.
Dia 3 de julho – Domingo
9h – Início do prazo para inscrições de chapas de delegadas e delegados à 13ª Conferência Nacional dos Bancários;
10h – Apresentação das conclusões dos trabalhos em grupos contando com o processo de leitura, debate e votação das propostas aprovadas nos Grupos de Trabalho relativas à Campanha Nacional dos Bancários 2011, a serem remetidas à 13ª Conferência Nacional dos Bancários;
11h – Fim do prazo de inscrições de chapas de delegadas e de delegados para a 13ª Conferência Nacional dos Bancários;
12h25 – Encerramento da apreciação das propostas apresentadas pelos Grupos de Trabalho;
12h30 – Apresentação das chapas de delegadas e de delegados, início da votação e proclamação da chapa eleita;
13h – Encerramento da 13ª Conferência Estadual das Bancárias e dos Bancários do Estado do Paraná.