Bancários de Teresina protestam no Dia Continental de Lutas no HSBC

Mobilização contra as demissões e a rotatividade no banco inglês

Em defesa de mais contratações nas agências bancárias, os bancários realizaram uma manifestação nesta quarta-feira (29) no centro de Teresina, suspendendo o atendimento na agência do HSBC por duas horas, de 10h às 12h, como forma de chamar atenção da direção do banco para que novos trabalhadores possam ser contratados.

Na oportunidade, os dirigentes sindicais reforçaram as reivindicações da categoria da Campanha Nacional 2012 que reivindicam aumento real, piso e PLR maiores, mais bancários e menos fila nas agências.

A atividade ocorreu no Dia Continental de Lutas no HSBC, que teve protestos nos países da América Latina onde o banco atua.

Durante a manifestação, o diretor do Sindicato dos Bancários do Piauí, João Neto, falou sobre as negociações com os banqueiros e com o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o BNB.

O sindicalista fez referência a questões ligadas à saúde dos bancários e da luta para melhorar o atendimento por parte dos planos de saúde. Também destacou a cobrança de implantação dos dispositivos de segurança nas agências para evitar assaltos, seqüestros e explosões. “Mas até agora não houve avanço em nada”, lamenta João Neto.

Ele disse que o Sindicato tem atuado constantemente através de parceria com a Câmara de Vereadores e Assembleia Legislativa e graças a insistência foi possível aprovar e sancionar a Lei nº 6168 que obriga as agências bancárias a implantar dispositivos de segurança como biombos, divisórias opacas e vigilantes no auto atendimento, coletes a prova de balas mais resistentes para os vigilantes, além de cabines de proteção para esses profissionais e blindagem das fachadas térreas das unidades bancárias.

“Defendemos também igualdade de oportunidades, salários e emprego para os negros e pessoas com deficiência”, enfatiza João Neto, alertando ainda que, se os banqueiros não se mostrarem favoráveis a negociação, os bancários podem entrar em greve por tempo indeterminado até a segunda semana do mês de setembro.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram