Bancários paralisam agência do Itaú após morte de cliente em Cuiabá

Os bancários de Mato Grosso paralisaram por uma hora as atividades da agência do Itaú Unibanco da Carmindo de Campos nesta quarta-feira (22), em Cuiabá. O ato foi em protesto ao posicionamento da direção do banco após a tragédia em que um cliente foi morto por um vigilante depois de uma discussão. Mesmo sem condições psicológicas de trabalhar, os funcionários foram remanejados para outras agências bancárias.

Durante a paralisação, o Sindicato dos Bancários do Mato Grosso (Seeb-MT) se reuniu com os bancários para saber como estavam os trabalhadores. De acordo com o presidente do Seeb-MT, Arilson da Silva, os funcionários estão abalados com a tragédia ocorrida na terça-feira (21).

“Os bancários estão em estado de choque com o ocorrido. Estamos dando assistência e acompanhado os trabalhadores. O banco também está dando assistência psicológica. Lamentamos o que ocorreu, pois acreditamos que toda vida deve ser preservada”.

De acordo com o secretário de Formação e Organização do Ramo Financeiro do Sindicato e funcionário do Itau, Natércio Brito, o protesto repudia a atitude do banco, devido ao seu comportamento com relação aos seus funcionários. “Faltou solidariedade e respeito para com a vítima e os funcionários da agência. Esses funcionários ainda estão em estado de choque e foram obrigados a trabalhar em outras unidades”.

O Sindicato orienta os trabalhadores que não se sentirem em condições de exercer suas atividades a procurar o seu gestor no Itau e comunicar a situação. “Os trabalhadores não podem exercer o trabalho em estado de choque. Todos estão abalados e o banco não pode banalizar a violência e fazer com que os funcionários finjam que nada aconteceu”, observa a secretária de políticas sociais do Sindicato e funcionária do Itau, Italina Facchini.

“Vamos continuar acompanhado o caso para garantir que os funcionários trabalhem em condições favoráveis e não sejam obrigados a exercer as atividades com medo e traumatizados. Repudiamos a postura do banco de minimizar a situação e colocar os bancários para trabalhar em outra agência”, finaliza a diretora do Seeb-MT e funcionária do Itau, Vânia Schembeck.

Cliente é morto após discussão com vigilante

De acordo com informações da Polícia Militar, o empresário Adriano Henrique Maryssael de Campos, 71 anos, entrou no Itau, por volta do meio-dia, para realizar serviços bancários. Ele é proprietário de um restaurante italiano na capital matogrossense.

Segundo os policiais, a vítima foi baleada quando saía da agência, no momento em que passava pela porta giratória. Ele teria levado três tiros e morreu no local.

Testemunhas contaram ainda à polícia que houve uma discussão entre o cliente e o vigia, o que teria motivado os disparos. As discussões entre os dois eram recorrentes, já que, conforme a PM, o cliente sempre se recusava a retirar objetos como moedas, chaves e celulares.

Conforme notícias da imprensa de Cuiabá, o cliente teria cuspido no vigilante e feito um gesto obceno, o teria motivado a reação violenta e trágica.

Após o crime, o vigilante, que era contratado por uma empresa terceirizada de segurança, tirou o colete à prova de balas que usava e saiu correndo da agência. Ele ainda roubou uma moto de outro cliente que estava estacionando na frente do banco e fugiu.

Policiais da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) estão investigando o caso. Equipes realizam buscas na região, na tentativa de encontrar o suspeito.

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