Em rodada de negociação realizada nesta segunda-feira 29 de dezembro, em Brasília, a Caixa Econômica Federal apresentou sugestões de premissas para a revisão da atual estrutura da carreira profissional (cláusula 47). Entre elas estão a estrutura de 48 referências salariais, as oito horas de jornada e parametrização de salários, de acordo com pesquisa de mercado que incluirá bancos públicos e privados, além de órgãos estatais. A reunião abriu o debate sobre a revisão da estrutura da carreira profissional.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) e a Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) apontaram discordância em relação à jornada de oito horas e lembraram que é preciso acrescentar o compromisso de melhorar as condições dos bancários que estão com distorções em suas carreiras.
A CEE/Caixa vai avaliar as sugestões da Caixa e apresentar suas considerações na próxima reunião, prevista para o dia 15 de janeiro de 2009.
Circular Interna Suape/Surse107/08
A CI Suape/Surse 107/08, que trata da compensação dos dias não trabalhados durante a greve, foi colocada na pauta de negociações. A direção da empresa, no entanto, continua orientando os gestores a descontarem na folha de pagamento de janeiro de 2009 o saldo de horas que eventualmente remanescer sem o devido pagamento por compensação até a data-limite prevista na Convenção Coletiva Nacional.
“Precisamos encerrar a campanha salarial de 2008. Teremos um ano todo de negociações pela frente e essa questão precisa ser resolvida. É importante que os trabalhadores se organizem”, diz o coordenador da CEE/Caixa, Jair Pedro Ferreira.