A estatística mensal do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, que reúne dados da imprensa e dos trabalhadores sobre assaltos, tentativas, furtos, arrombamentos e sequestros em instituições financeiras no Rio Grande do Sul, registrou nove ocorrências em maio. Destas, sete foram no Interior, e duas na Capital. Chama a atenção o uso de explosivos em três ataques – às agências do BB em Barra do Ribeiro e Palmares do Sul, e ao Bradesco de Caxias do Sul.
Os números mostram uma redução no número de ataques em comparação tanto a abril, que teve 15 ocorrências, e a maio de 2009, quando aconteceram onze casos envolvendo postos e agências.
Medo em Capão Bonito e Porto Alegre
Dois assaltos se destacaram pelo modo violento de ação dos bandidos. No dia 7, uma quadrilha rendeu funcionários de uma loja e assaltou uma agência do Sicredi. Os reféns foram levados para frente do banco, formando um cordão de proteção humano. Um deles precisou atravessar seu carro na rua para bloquear a passagem da polícia. Outro ponto da via foi bloqueado pelos bandidos, com um caminhão.
Já no dia 24, três homens assaltaram a agência Bom Fim do Santander, em Porto Alegre. A ação começou por volta das 8h, e durou 40 minutos. Uma funcionária do banco e um vigilante foram feitos reféns durante todo o período. Os criminosos ainda molharam a CPU que armazenava as imagens capturadas pelas câmeras de vigilância na tentativa de inutilizá-las.
Explosivos
O primeiro ataque com explosivos aconteceu no dia 5. Segundo informações da Brigada Militar, quatro criminosos foram os responsáveis pela ação. Eles teriam arrombado a porta da agência com uma marreta, e dinamitado a porta do cofre. Os explosivos estavam amarrados a uma cinta de poliéster.
No dia 7, o alvo foi outra unidade do Banco do Brasil. Na fuga dos bandidos, um policial militar da cidade que ouviu a explosão foi baleado no braço por tiros de fuzil.
No dia 17, um artefato similar a uma bomba foi jogado contra um caixa eletrônico do Bradesco, em Caxias do Sul. O objeto foi lançado por trás do caixa. Com o impacto, estilhaços atingiram a parede e a janela de uma loja situada nas proximidades do salão paroquial dos Capuchinhos, localizado nas proximidades.
Estatística do Medo – Maio de 2010
1. Dia 3: Bradesco – Farroupilha: assalto
2. Dia 4: Itaú – Porto Alegre – (Agência Menino Deus): tentativa de arrombamento
3. Dia 5: Banco do Brasil – Palmares do Sul – arrombamento com uso de explosivo
4. Dia 5: Sicredi – Capão Bonito – assalto
5. Dia 7: Banco do Brasil – Barra do Ribeiro – arrombamento com uso de explosivo
6. Dia 9: Bradesco – Santo Antônio da Patrulha – arrombamento
7. Dia 17: Bradesco – Caxias do Sul – arrombamento caixa eletrônico com uso de explosivo
8. Dia 21: Itaú Unibanco – Sapiranga – arrombamento
9. Dia 24: Santander – Porto Alegre (Agência Bom Fim): assalto com funcionário feito de refém