(São Paulo) O número de reclamações contra os bancos não pára de crescer. Só neste dois primeiros meses do ano, o ranking do Banco Central apontou para um aumento de 22%. E se comparado os anos de 2006 com 2005, a alta foi de 50% entre as instituições com mais de um milhão de clientes.
Pelo segundo mês consecutivo o Santander Banespa liderou o ranking de reclamações. O banco espanhol também foi o campeão no ano passado, liderando o ranking durante oito meses e marcando presença entre as cinco instituições mais reclamadas no restante de 2006.
De acordo com o BC, as queixas mais freqüentes se referem ao atendimento, seguido do fornecimento de documentos e de prazos não cumpridos. O banco holandês ABN Real foi o segundo mais reclamado, em fevereiro, seguido do Itaú, HSBC e Nossa Caixa, respectivamente.
Entre as empresas com menos de um milhão de clientes, as queixas contra empresas de crédito consignado foram o destaque, com aumento de 191%.
Fonte: Carlos Fernandes – Seeb SP