Depois de muita pressão e denúncias do Sindicato dos Bancários de São Paulo, a direção do Banco do Brasil começa a tomar medidas para tentar minimizar o caos nas agências da capital paulista, provocadas pela integração com a antiga Nossa Caixa. Na quarta, dia 21, foi anunciada a convocação de 1.157 concursados especificamente para São Paulo.
“Fizemos diversas manifestações alertando a população sobre a falta de condições para um bom atendimento e denunciamos o problema que estava ocorrendo nas agências. Por isso é urgente ter mais trabalhadores nas agências e, caso essas contratações não resolvam o problema, vamos cobrar para que o BB convoque mais concursados”, afirma a secretária-geral do Sindicato, Raquel Kacelnikas.
Outra medida colocada em prática pelo banco é a formação de “força tarefa”, em caráter temporário e composta por funcionários das concentrações, para auxiliar os clientes no autoatendimento. Nesse caso, o Sindicato orienta que a integração é opcional e os bancários devem denunciar caso sejam pressionados a aderi-la.
Segundo Raquel, a medida anunciada na quarta 21 pelo banco de antecipar a abertura das agências em uma hora, entre os dias 2 e 13 de agosto, é paliativa e reforça a necessidade de mais empregados.
“Os bancários que extrapolarem a jornada têm de receber horas extras. Caso tenham algum problema devem denunciar imediatamente ao Sindicato para cobrarmos o banco”, acrescenta a dirigente.