Banc ria lan‡a livro contando hist¢ria de supera‡Æo

(São Paulo) A vida da bancária Kátia Yuriko Ito está no livro Do outro lado do sol que foi lançado nesta quarta, dia 4, no Café dos Bancários, em São Paulo. Inspirada numa trajetória de superação e luta contra uma doença que a fez perder parte dos movimentos, Kátia conta que a idéia de escrever o livro tinha como principal propósito passar uma mensagem positiva às pessoas com deficiência. "Eu via que pessoas que tinha os mesmos problemas estavam sem esperança de voltar andar e recuperar os movimentos", afirma a autora.

A bancária sofreu angioma cerebral em 1983 aos 19 anos de idade. Ficou 10 dias em coma à beira da morte. "Comecei um intenso tratamento com fisioterapia. Um dia, acompanhada da minha mãe, fiz um esforço de caminhar sozinha. A partir dali coloquei na cabeça que poderia recuperar meus movimentos e minha história serviria para motivar outras pessoas com deficiência", recorda-se. Kátia explica, ainda, que o nome do livro Do outro lado do sol expressa os dois sentidos da vida. "Vivi os dois lados, da vida e da morte, e o título foi uma sugestão da editora", relata.

Formada em fonoaudiologia e pós-graduada em Comércio Exterior, Kátia tem como seus próximos desafios traduzir o livro para o alemão e o japonês. Esses dois países têm um significado especial em sua vida: Kátia foi operada na Alemanha e sua descendência é japonesa. O livro, lançado pela editora O Nome da Rosa, tem 216 páginas, custa R$ 23 e pode ser encontrado em todas as livrarias.

Fonte: Carlos Fernandes – Seeb SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram