Depois de pressionada pelo movimento nacional dos empregados, a Caixa Econômica Federal confirmou para o dia 30 de dezembro o pagamento dos valores retroativos e referentes às diferenças de salário por promoção por mérito no âmbito do Plano de Cargos e Salários (PCS), os chamados deltas. Para isso, a empresa fará um crédito extra dos valores relativos ao período de janeiro a novembro.
No pagamento antecipado em 17 de dezembro, constava no contracheque dos empregados apenas a alteração da referência, ou seja, o valor do mês em vigor.
O pagamento dos deltas é uma conquista da luta dos empregados durante a Campanha Nacional dos Bancários 2010.
Para Plínio Pavão, secretário de Saúde do Trabalhor da Contraf-CUT, “a retomada da promoção por mérito foi o resgate de um direito dos empregados e que a Caixa deixou de cumprir em 2009, mas a força da greve fez com que a empresa voltasse atrás e a solução foi a distribuição de um delta retroativo a janeiro deste ano, uma vez que a demora inviabilizou o processo de avaliação”.
“Também foi negociado a promoção referente ao exerício de 2010, mediante avaliação nos meses de janeiro e fevereiro de 2011 e pagamento na folha de março, conforme as regras definidas entre a Contraf-CUT e a Caixa”, destaca Plínio.