(Vitória) A agência do banco HSBC localizada na avenida princesa Isabel, no Centro de Vitória, teve suas atividades paralisadas na manhã desta terça-feira (11). O Sindicato dos Bancários do Espírito Santo e os funcionários do banco estão protestando contra as demissões impostas pelo HSBC. Neste final de ano a instituição já demitiu cerca de 100 empregados em todo o país. As atividades de auto-atendimento foram paralisadas por volta das 9 horas. Os demais serviços ficaram suspensos das 11h às 12 horas, quando a manifestação foi encerrada.
Os funcionários do HSBC de todo o estado foram convidados a vestir roupas pretas em sinal de luto pela demissão dos colegas. O protesto faz parte da Jornada Internacional de Luta dos Bancários da América Latina, que começou nessa segunda-feira (10) e vai até a próxima sexta-feira (14). A jornada foi aprovada em novembro, durante a 3ª Reunião Conjunta das Redes Sindicais de Bancos Internacionais, realizada em São Paulo. O objetivo é denunciar e cobrar ações de proteção ao emprego e de garantia de condições de trabalho no HSBC. A situação é crítica em todo o continente.
No Brasil, além da sobrecarga de trabalho e da pressão por cumprimento de metas, que estão adoecendo e levando os bancários ao desespero, o HSBC demitiu cerca de cem bancários em novembro. Antes, em abril deste ano, outros 380 foram dispensados em todo o país.
Em decorrência desse quadro, os bancários do HSBC construíram eixos para a negociação com o banco que são: redução da jornada de trabalho; fim do trabalho aos sábados, mais contratações, fim do horário estendido, fim da terceirização, respeito à cultura de cada país e construção de um acordo marco, no qual estariam definidos patamares mínimos para as negociações em cada país.
Fonte: Seeb ES