Bancários de Londrina paralisam Itaú Catedral no Dia Nacional de Luta

O Itaú Unibanco foi alvo nesta sexta-feira (2/12) de atividades referentes ao Dia Nacional de Luta dos funcionários em defesa do emprego. Em Londrina, o Sindicato retardou a abertura da agência Catedral e denunciou aos clientes e à população a política do banco de reduzir o número de funcionários, distribuindo o Jornal da Contraf – Especial Itaú.

O presidente do Sindicato, Wanderley Crivellari, lembra que o Itaú tornou-se campeão de lucros nos últimos anos e também está liderando o ranking das demissões no setor financeiro. “Entre dezembro de 2010 e setembro de 2011 o banco cortou 2.496 postos de trabalho e nos primeiros nove meses deste ano acumulou um lucro líquido de R$ 10,949 bilhões, demonstrando que não há motivos para demitir”, argumenta.

Apesar disso, o banco que mais, conforme declarou recentemente o presidente do Itaú Unibanco, Roberto Setúbal. Ele afirmou que a meta agora é melhorar o índice de eficiência, que mede quanto da receita o banco gasta com clientes. Atualmente, este índice está em 47,9% e a intenção do banqueiro é chegar a um patamar de 41% nos próximos anos.

De acordo com Setúbal, se isto for alcançado vai significar um adicional de R$ 3 bilhões anuais para os cofres já abarrotados do Itaú Unibanco. “Não concordamos com essa busca desenfreada por lucros cada vez mais altos e vamos continuar lutando por melhores condições de trabalho, qualidade de vida e pelo fim dessa absurda concentração de renda”, finaliza Wanderley.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram