Bancários de Feira de Santana dizem não à proposta indecente da Fenaban

Os bancários de Feira de Santana (BA), reunidos em assembleia na noite desta quinta-feira (01), na sede do Sindicato, rejeitaram a proposta de redução de salário feita pela Fenaban e, por unanimidade, aprovaram a greve  por tempo indeterminado a partir de 0:00h do dia 06 de setembro

Pressionada pelo Comando Nacional dos Bancários, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou na última terça-feira (30), em São Paulo, algumas respostas às reivindicações da categoria, depois da oferta de reajuste de 6,5% nos salários, que não cobre nem a inflação, e abono de R$ 3 mil, propostos na segunda-feira (29). Não houve avanços e a Fenaban debateu poucos pontos da minuta. Diante do posicionamento dos banqueiros, o Comando Nacional orientou a rejeição da proposta o que aconteceu durante a assembleia e aprovação de greve a partir do dia 6 de setembro.

Além de não garantir aumento real, a proposta da Fenaban reduz os salários em 2,80%, não garante empregos, não avança na saúde, nem das demandas de segurança e de igualdade de oportunidades dentre outros itens da pauta de reivindicações.

"Os trabalhadores precisam estar prontos para o enfrentamento, pois os ataques aos direitos dos trabalhadores certamente virão. Essa greve não será só por questões salariais. Precisamos estar unidos para preservar os nossos empregos, para barrar as privatizações e garantir melhores condições de trabalho. Enquanto oferecem um reajuste abaixo da inflação para os trabalhadores, os banqueiros elevam mais de 70 pontos percentuais as taxas de juros dos clientes, com cheque especial a 318,4% ao ano, com alta de 71,5 pontos percentuais em 12 meses. Lucram R$ 30 bilhões no semestre e fecham 7.897 postos de trabalho somente de janeiro a julho deste ano e, mesmo com esses exorbitantes lucros, ignoram e maltratam cada vez mais os trabalhadores que acabam adoecendo devido ao ritmo acelerado de trabalho e pelas metas medonhas que têm que cumprir”, disse Sandra Freitas, presidenta do Sindicato dos Bancários de Feira de Santana durante sua intervenção na assembleia. Uma assembleia organizativa acontecerá na segunda (5) véspera da greve.

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram