A pressão dos gestores para os funcionários compensarem os dias de greve continua. Na última sexta-feira, dia 7, o Sindicato recebeu e-mails de trabalhadores denunciando que o banco convocou funcionários do Centro de Serviços Operacionais (CSO), que fica no Complexo São João, e da agência Santana de Parnaíba para trabalharem no sábado, dia 8.
Imediatamente, o Sindicato agiu e dirigentes entraram em contato com responsáveis pela agência Santana de Parnaíba, que cancelaram a compensação no sábado, e com o gerente Carlos Neto, da Gestão de Pessoas do BB, e com a gerente de área do CSO, Maria Adália, mas, o banco permaneceu firme na compensação irregular.
O banco solicitou o trabalho no sábado sem solicitar autorização ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), sem respeitar as normas legais que devem ser cumpridas para trabalho aos finais de semana e sem negociar com o Sindicato.
Às 8h do sábado, dirigentes sindicais e militantes estavam na porta do CSO para impedir a pressão da gestão pela compensação no Complexo São João. “O BB está prestando uma desinformação ao comunicar seus funcionários que descontará os dias de greve. O banco deve respeitar a disponibilidade dos bancários para qualquer atividade fora de sua jornada normal. O Sindicato reforça que, após 15 de dezembro, os dias não compensados não poderão ser descontados dos salários ou de outros direitos dos trabalhadores, conforme convenção coletiva”, alerta o diretor do Sindicato Cláudio Rocha.
Qualquer abuso sobre a compensação dos dias de greve deve ser comunicado imediatamente ao Sindicato. Procure um dirigente sindical ou ligue na Central de Atendimento no 3188-5200.