Mais um assalto a banco. Desta vez a ocorrência aconteceu no último dia 18, no Posto de Atendimento Bancário (PAB) do Santander, que fica no Hospital Santa Helena, no Setor Hospitalar Local Norte, em Brasília.
O diretor da Fetec Centro Norte, Rogério da Silva, estava presente no momento do assalto e contou como aconteceu. “Eles entraram como se fossem clientes, renderam o vigilante e, depois, todos os empregados e clientes. Os assaltantes saíram levando todo o dinheiro disponível na hora”, relatou.
Para o diretor do Sindicato dos Bancários de Brasília, Raimundo Dantas, esta foi uma tragédia anunciada. “Este local não tem condição de funcionamento. Não tem porta giratória, não tem circuito interno de câmeras, só tem um vigilante”, protestou.
O banco afirma que o PAB é apenas provisório e que em breve ele será mudado para outro espaço, mas este argumento não convenceu a secretária de Saúde da CUT-DF, Conceição de Maria Costa, que também é bancária. “Se não há condição de segurança, o estabelecimento não deve funcionar um dia que seja”, afirma ela.
Além de prestar solidariedade aos trabalhadores e clientes vítimas do assalto, os dirigentes sindicais exigiram do banco a emissão de um Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT) para cada um dos empregados presentes na hora do assalto como forma de prevenção em caso de futuros danos.