Protestos em São Bernardo do Campo denunciam pressões do Santander

Grupo teatral mostrou a dura realidade dos bancários aos clientes

O Sindicato dos Bancários do ABC realizou na manhã desta quinta-feira, dia 11, protestos nas principais agências do Santander no centro de São Bernardo do Campo (SP). A manifestação aconteceu simultaneamente em todo o Brasil como parte do Dia Nacional de Luta pelo Emprego.

Durante as atividades, os diretores do Sindicato distribuíram material para os bancários e para os clientes mostrando a atual situação do banco.

O presidente do Sindicato, Eric Nilson, acompanhado de atores do grupo de teatro Arca, de Ribeirão Pires, que representaram a pressão que os trabalhadores sofrem, dialogou com clientes, usuários e funcionários no interior das agências.

“Nós procuramos apresentar para os clientes a atual situação do banco e a apresentação do grupo Arca mostrou a realidade de como funciona a pressão que o banco faz para que os trabalhadores vendam seus produtos para os clientes”, disse Eric.

As agências do Santander estão com falta de funcionários e sobrecarga de trabalho. O banco espanhol fez demissões em massa em dezembro de 2012, cortando 975 postos de trabalho e, em vez de preencher essas vagas, novas dispensas estão acontecendo.

“Esse descaso do banco com seus funcionários sobrecarregando cada vez mais os trabalhadores e, associado com a pressão por metas abusivas para a venda de produtos, vem piorando cada vez mais o desempenho dos bancários levando-os, inclusive, ao adoecimento”, disse Eric. “Com isso o atendimento aos clientes fica prejudicado, portanto essa luta e de todos nós, bancários, clientes e usuários”, complementa.

O Santander lucrou R$ 6,3 bilhões em 2012. Esse resultado significou 26% do lucro mundial do Santander. Em nenhum outro país, o banco ganhou tanto dinheiro. Mesmo assim, demite para reduzir custos, enquanto paga bônus milionários aos altos executivos e gasta milhões de reais com o patrocínio da Copa Libertadores e da Fórmula 1.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram