As agências do Bradesco e do BB, na Praça XV, centro da Capital, permaneceram fechadas durante toda a manhã de hoje, quinta-feira, dia 25. A paralisação, promovida pelo Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região (Seeb Florianópolis), faz parte da Campanha Salarial 2008.
A escolha dos dois bancos foi feita devido ao peso de ambas as instituições. O Bradesco é o maior banco entre os privados e o BB, o maior dos públicos. Durante todo o ato os dirigentes sindicais fizeram panfletagem, explicando as razões para o retardo de abertura das agências. Muitos cidadãos que passaram pelo local, mesmo não podendo entrar nos bancos, apoiaram a mobilização da categoria, o que demonstra o descontentamento da sociedade para com o enorme lucro acumulado pelos banqueiros e pela falta de respeito deles para com o trabalhador.
Com muita batucada, feita por um conjunto de bateria de samba, a direção do SEEB percorreu as agências no entorno da praça. No Unibanco, panfletos foram distribuídos no interior da agência, enquanto os tambores soavam a indignação da categoria, que vive com salários indignos e com ameaça de perda de empregos.
Na rodada de negociação realizada com o Comando Nacional dos Bancários nesta última quarta-feira 24, a Fenaban apresentou a proposta de reajuste de 7,5% (para uma inflação de 7,15% medida pelo INPC) sobre os salários e sobre todas as verbas salariais, inclusive a PLR. O Comando rejeitou a proposta no ato da apresentação, por considerá-la muito abaixo das expectativas da categoria.
A Assembléia Geral do SEEB Florianópolis está confirmada para a próxima segunda-feira, 29. Na pauta, além da Campanha Salarial 2008, entrará a discussão do indicativo de paralisação de 24h para o próximo dia 30, terça-feira. A expectativa é que a mobilização esquente a Campanha.