Os bancos de Natal terão que adaptar suas agências e postos de serviços e instalar cabines individuais nos caixas de atendimento convencional para dar mais segurança aos clientes. A medida atinge também os setores destinados exclusivamente aos idosos, gestantes e deficientes físicos.
A instalação de cabines faz parte de uma lei sancionada ontem pela Prefeitura de Natal e publicada nesta terça-feira, dia 6, no “Diário Oficial” do município.
O objetivo da nova legislação é permitir o isolamento visual dos usuários como forma de combater o crime conhecido como “saidinha de banco”, quando bandidos abordam clientes das instituições bancárias após eles sacarem dinheiro.
Segundo o autor do projeto, o vereador Adão Eridan (PR), a medida “eliminará a hipótese de um cliente ser visto sacando uma grande quantia em dinheiro”. Em Natal, o crime tem virado rotina.
A prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), explicou que a lei dá mais segurança aos clientes dos bancos, diminuindo os riscos de assaltos para quem precisa utilizar serviços bancários diariamente.
Os bancos que não cumprirem a determinação estarão sujeitos ao pagamento de multa equivalente a 10 salários mínimos por dia. As instituições têm até 120 dias para a instalação das cabines.
A assessoria de imprensa do Banco do Brasil no Rio Grande do Norte informou que a assessoria jurídica da Federação Brasileira dos Bancos é quem deve se pronunciar sobre o assunto, o que só será feito após a comunicação oficial da decisão do município.