A Caravana da Federação dos Bancários do Estado de São Paulo (FETEC), invadiu as ruas do Centro de Santo André na manhã desta quinta-feira, 12. A iniciativa, que teve como objetivo divulgar e mobilizar a categoria para a Campanha Nacional dos Bancários 2018, contou com a participação da diretoria do Sindicato dos Bancários do ABC e de outras cidades do Estado, além da animação da Bateria da ARCA (Associação Ribeirãopirense de Cidadãos Artistas).
Durante o trajeto, os bancários percorreram as ruas Correia Dias, Senador Fláquer, Luiz Pinto Fláquer e Xavier de Toledo. E acompanhando a manifestação, que parou em frente às agências bancárias, diretores entregavam informativos e conversaram com os clientes e funcionários, enquanto outros discursavam sobre as reivindicações da categoria e atual situação nos bancos.
“Os bancários de todo o Estado estão nas ruas neste mês com a Caravana da Fetec divulgando a Campanha Nacional. É importante que todos saibam desta nossa luta, que contempla reivindicações não só para a categoria, como melhores condições de trabalho, mas também aos usuários dos bancos”, ressaltou Belmiro Moreira, presidente do Sindicato.
"Nas caravanas, a diretoria executiva da FETEC-CUT/SP e os representantes de todos os sindicatos filiados vão a todas as cidades sedes dos sindicatos para mobilizar a categoria em torno das reivindicações da Campanha Nacional dos Bancários 2018. São nestas atividades que dialogamos não apenas com a categoria bancária, mas também com a população", finaliza Belmiro
Clique aqui para ver mais fotos
Negociação – Os bancos se negaram a assinar a ultratividade dos direitos da categoria, mas aceitaram o calendário proposto pelo Comando Nacional dos Bancários, com o compromisso de apresentar uma proposta final para os trabalhadores até 1º de agosto. A segunda rodada de negociação entre os representantes dos bancários e da Fenaban foi realizada em São Paulo, nesta quinta-feira (12).
O Comando reiterou a importância do pré-acordo para manter a validade dos direitos da categoria.
O Comando Nacional dos Bancários cobrou e os negociadores das instituições financeiras reforçaram que respeitarão a negociação em mesa nacional e unificada.
Calendário de negociações fechado
O calendário proposto pelos representantes dos trabalhadores também foi aceito pelos negociadores dos bancos. A próxima rodada será realizada em 19 de julho, sobre o tema saúde e condições de trabalho