As agências e departamentos dos bancos devem ficar fechados até que se normalize a situação da segurança no Estado. Essa é a posição do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo já comunicada aos bancos. Ofícios foram encaminhados desde esta segunda-feira (6) às instituições financeiras pleiteando que essa orientação seja formalizada junto aos bancários. Na madrugada desta terça-feira (7), a agência do Itaú de Carapina foi arrombada, o que mostra mais uma vez que os bancos são alvos recorrentes de assaltantes.
Nesta manhã, cada banco está adotando um procedimento em relação a seus empregados. Na Caixa Econômica Federal não há atendimento aos clientes. Os funcionários estão sendo orientados a avaliar sua própria situação de segurança para deslocamento ou não até a unidade para trabalho interno. No Banco do Brasil, as agências e departamentos estão fechados. No Bradesco, há apenas trabalho interno. No Banestes, se não tiver quadro completo de empregados e equipe de vigilância as agências não abrem.
Solidariedade
O Sindicato dos Bancários lamenta o aumento da violência desde o último final de semana e ressalta a importância da atuação dos policiais, assim como todos os servidores públicos, que devem ser valorizados na sua atividade profissional. Esperamos que a mobilização seja encerrada por meio do diálogo com as famílias e não com a criminalização do movimento como vem fazendo o Governo Paulo Hartung.