Audiência com Ministro abre alternativas para sede dos bancários de Uberaba

A audiência com o Ministro da Previdência José Pimentel, no último dia 8 de julho em Brasília, deu novas esperanças a permanência do Sindicato dos Bancários de Uberaba e região na sua sede em Uberaba.

O imóvel é alvo de ação de despejo que está na sua fase final na Justiça Federal em Uberaba. Com apoio da Contraf/CUT, foi proposta a suspensão da ação de cumprimento. O Ministro José Pimentel e o presidente do INSS, Marco Antônio de Oliveira, ficaram de estudar alternativas para evitar a saída do Sindicato de sua sede.

Além do presidente do Sindicato dos Bancários de Uberaba, Sérgio Gomes e do presidente da ContrafCUT, Wagner Freitas, deputados federais de Minas Paulo Piau (PMDB), Aelton Freitas (PR), Jô Moraes (PCdoB) e o Presidente da Câmara de vereadores de Uberaba, Lourival dos Santos (PCdoB) apoiaram a causa dos bancários.

Desde 1959, o Sindicato ocupa o 2º piso do imóvel no centro da cidade de Uberaba. Apesar de receber o terreno para a construção em 1939 (conforme documentação da Câmara Municipal) e construir o prédio em parceria com o antigo IAPB, Instituto de Aposentadoria dos Bancários, a documentação foi registrada (com total despreocupação da época) como de propriedade do IAPB. Já que as duas instituições atuavam conjuntamente e até com os mesmos presidentes simultaneamente.

O imóvel, no entanto, acabou arrastado à força para o INPS, com a ditadura militar, após as destituições das diretorias regionais e extinção do IAPB. O Sindicato se viu obrigado a pagar aluguel simbólico do imóvel por alguns anos. Na década de 70, o INSS Regional já havia movido ação pedindo o imóvel, cuja proposição foi negada na Justiça.

Em 2002, nova ação do INSS pediu a retomada do imóvel para a utilização própria com o despejo do Sindicato dos Bancários de Uberaba. Usando argumentos oficiais, a ação teve aceitação da 1ª instância que está em sua fase final de encerramento.

“Acredito que, com apoio da comitiva, nós conseguimos sensibilizar a chefia do INSS sobre a importância que tem a sede do sindicato para toda a cidade de Uberaba. E a injustiça que se criaria contra os trabalhadores de Uberaba e região”, analisa o presidente Sérgio Gomes.

Sendo o único sindicato de trabalhadores no centro de Uberaba, o prédio da entidade atende há cinquenta anos as assembléias, reuniões, movimentos grevistas, apresentações culturais, momentos de lazer e comemorações de sindicatos, partidos políticos, movimentos sociais organizados, grupos de teatro, dança e pastorais, entre outros movimentos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram