(Porto Velho) Ligada a uma cooperativa de crédito do interior de Rondônia, a Fundação Ji-Cred desenvolve importantes projetos com famílias carentes e pequenos produtores rurais da região. O resultado deste trabalho pôde ser apreciado na última Expojipa, onde um grupo de mulheres, que participam do Projeto "Sonho Meu" fizeram uma exposição de biojóias em um estande adquirido pela Fundação.
Além de atividades para profissionalização de 72 mulheres, o Projeto inclui atividades culturais, artísticas, esportivas e de inclusão digital, em complementação às atividades curriculares das escolas para 100 crianças e adolescentes de oito a 17 anos, a maioria filhos das mulheres que participam do projeto. As famílias foram selecionadas através de um trabalho de avaliação feita por uma equipe de profissionais nos bairros Jardim dos Pioneiros, Jardim Seringueiras, União I e II e Cafezinho, na periferia de Ji-Paraná.
Em 2007, as beneficiárias do Projeto "Sonho Meu" passaram por um trabalho de sensibilização para detectar oportunidades de geração de emprego e renda e participaram de cursos de artesanato em jornal, biojóia e sabonete artesanal. Já as crianças e adolescentes contam com aulas de judô, futebol, voleibol, canto e percussão. O projeto também inclui assistência social, médica e pedagógica e a promoção de palestras, entre outras atividades.
O Projeto Ceasa da Fundação Ji-Cred promove assistência técnica para pequenos agricultores e viabiliza a comercialização de produtos na rede de armazéns e supermercados da região. O trabalho tem alcançado um dos seus principais objetivos que é o de proporcionar uma maior renda para os agricultores, através da venda direta, sem a presença de intermediários. O trabalho também está sensibilizando os supermercadistas para a qualidade dos produtos da região, sendo que alguns estabelecimentos de grande porte já estão trocando os produtos vindos de fora, que dominam o mercado, pelos da região.
Através do Projeto Ceasa, os produtores estão comercializando pepino, melancia, abóbora, inhame, tomate, batata doce, acerola, alface e cheiro verde, entre outros produtos.
Fonte: Ana Aranda – Seeb RO