Buscando atualizar o conhecimento dos bancários sobre a prevenção e o combate às Lesões por Esforços Repetitivos/Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (LER/Dort), o Sindicato dos Bancários de Alagoas promoverá nos dias 26, 27 e 28 deste mês palestras interativas sobre essas lesões relacionadas ao trabalho. Na oportunidade serão feitas atividades de terapia corporal e psicoterapia com o público lesionado e com as pessoas que estão em vias de se tornar mais uma vítima da doença.
As palestras serão proferidas pelo psicólogo e terapeuta Edson Camargo Monteiro, do Distrito Federal, que atua no sistema psicofísico (massagem reabilitativa). Formado em Psicologia Clínica pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB), o profissional já desenvolveu trabalhos no Chile, Peru, Argentina e Brasília.
“As LER/DORT continuam sendo um dos principais problemas da categoria bancária, com sérias consequências na vida profissional e privada do trabalhador. Daí a importância dos colegas se aprofundarem sobre o tema e saber como se proteger”, destaca Arivoneide Moraes, diretora de Saúde do Sindicato.
Ela convoca todos os bancários a dedicarem algumas horas do seu tempo para assistir e participar das atividades, que acontecerão às 19 horas nos dias 26 e 27 (quinta e sexta-feira) e às 9 horas no dia 28 (sábado), na sede da entidade.
As palestras vão abordar a LER/DORT dentro de uma visão holística, que é a visão do todo, na reabilitação das pessoas. De acordo com o psicoterapeuta Edson Monteiro (foto), quando se trata destas doenças, não basta somente cuidar da parte lesionada.
“Tratar apenas a parte enferma ou lesionada não tem ajudado os pacientes de forma eficiente. Por isso é grande o número de pessoas que ficam dependentes de analgésicos e antidepressivos”, ressalta.