O 3º Encontro Estadual dos Baneseanos e Baneseanas foi um espaço de importante debate sobre a situação financeira do plano de saúde (Casse), da previdência privada (Sergus) e do próprio Banco Estadual de Sergipe (Banese). O evento aconteceu no último sábado (17), na sede do Sindicato dos Bancários de Sergipe.
Os números da Casse e do Sergus foram apresentados pelos representantes dessas entidades, respectivamente, Maria Avilete Ramalho (presidente), Hércules Silva Daltro, (superintendente do Sergus) e pelo consultor contratado pelo Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), Luciano Fazio.
O economista do Dieese, Luiz Moura, apresentou números da economia nacional, estadual e sobre a evolução do balanço dos últimos anos do Banese. Já o presidente-licenciado da CTB/SE, Edval Goes, fez uma breve análise da situação política do Brasil e alertou para a necessidade da participação política dos bancários frente às atuais ameaças de retirada de direitos para a classe trabalhadora.
Campanha salarial
A presidenta do Sindicato dos Bancários de Sergipe, Ivânia Pereira, afirmou que o Encontro dos Baneseanos cumpriu com a missão de manter os funcionários atentos e preparados para o debate sobre a valorização do trabalho e as estratégias para a Campanha Nacional dos Bancários 2016/2017.
O encontro ainda apontou contribuições para a minuta de reivindicações para a Campanha Salarial de 2016/2017. “Nosso objetivo também foi o de estreitarmos ainda mais o contato do sindicato com os funcionários”, destacou.
Para o representante dos funcionários no Conselho de Administração do Banese, Luiz Alves, o Lula, “o evento se constitui em espaço democrático de questionamentos e debates relativos à empresa em que trabalhamos, ao nosso plano de saúde e a previdência privada”.
Ainda dos temas específicos, foram abordados sobre a necessidade de novas convocações de funcionários aprovados no último concurso, o pagamento da Participação nos Lucros/2015 e a evolução do Plano de Cargos e Salários, implementado em janeiro de 2013.