O vigilante Altamiro Gomes Sales foi morto na madrugada de domingo (22), durante o ataque de uma quadrilha que invadiu o campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina (MG). Houve tiroteio com os vigilantes e um dos bandidos também foi alvejado.
Segundo o reitor da UFVJM, Pedro Ângelo Almeida, o grupo seria formado por sete homens, que deixaram o carro a uma distância de 100 metros da entrada do campus e caminharam a pé, agachados, até a guarita.
Lá renderam um vigilante que estava próximo ao local. Altamiro, que estava dentro da guarita, reagiu e atirou, acertando um dos assaltantes na altura do peito. Ele, que não tinha visto os outros bandidos, acabou sendo morto por eles, a tiros.
Os assaltantes acabaram desistindo do ataque aos caixa eletrônicos. Eles amarraram o outro vigilante em uma grade e, imediatamente, saíram do local em um carro, em alta velocidade, levando o comparsa ferido.
O campus da UFVJM fica distante sete quilômetros da área urbana de Diamantina. No local, estão instalados caixas eletrônicos do Banco do Brasil, do Bradesco e da Caixa Econômica Federal.