Jornada Internacional de Lutas começa com mobilizações no HSBC

Trabalhadores do HSBC de toda a América Latina estão nas ruas hoje exigindo o fim do processo de demissões realizado pelo banco e melhores condições de trabalho. Os protestos fazem parte do primeiro dia da Jornada Internacional de Luta, que será realizada entre os dias 10 e 14 de dezembro. O objetivo é proteger o emprego e exigir melhores condições de trabalho. Estão acontecendo manifestações e paralisações em todo o Brasil e em vários paises da América Latina.

A atuação do braço brasileiro do banco é exemplar dos motivos que levam os trabalhadores a se mobilizarem hoje. O HSBC já demitiu cerca de 90 funcionários nesse final de ano, numa atitude de claro desrespeito aos bancários. “É triste que, cinco dias antes desta mobilização que tem como tema a defesa do emprego, o HSBC demita cerca de 90 trabalhadores, às vésperas do Natal”, avalia Ricardo Jacques, secretário de Relações Internacionais da Contraf-CUT. “Os sindicatos precisam se mobilizar e lutar para reverter essas absurdas demissões do HSBC”, defende.

A Jornada continua por toda esta semana, sendo que em cada dia ocorrerão mobilizações em um banco específico: BBVA e Banco do Brasil (dia 11), ABN e Santander (dia 12), Itaú (dia 13) e Unibanco (dia 14). A Jornada foi definida no dia 22 de novembro, durante a 3ª Reunião Conjunta das Redes Sindicais de Bancos Internacionais, realizada na sede da Contraf-CUT, em São Paulo.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram