Reforma financeira está perto, afirma secretário do Tesouro norte-americano

O secretário do Tesouro norte-americano, Timothy Geithner, disse ontem estar confiante de que há unidade política suficiente no Congresso para que o Senado elabore um bom projeto regulatório financeiro, apesar das diferenças que permanecem sobre partes da proposta.

“Acredito que estamos muito perto”, declarou Geithner, em entrevista à rede de TV NBC.

Durante a última crise financeira, contribuintes ficaram sob risco porque o governo decidiu que tinha de resgatar bancos e financeiras com problemas para preservar a economia como um todo.

Propostas que tratam da liquidação de instituições financeiras já passaram na Casa dos Representantes (Câmara), mas ainda não pelo Senado. Um projeto regulatório abrangente, com o objetivo de aumentar o controle sobre bancos e mercados, deve tramitar no Senado durante os próximos meses.

Geithner, que tem liderado os esforços do governo em prol de reformas que previnam uma nova crise financeira, admitiu que há problemas em algumas partes do projeto.

“Não estamos unidos em tudo. Em derivativos e proteção ao consumidor ainda estamos divididos”, disse. ”E podemos não chegar lá.”

Na sexta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou que vetaria qualquer projeto que não imponha controle forte o suficiente sobre derivativos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram