Uma pane afetou ontem 25 o sistema do Banco do Brasil (BB) e deixou clientes em todo o País sem acesso a diversos serviços bancários. A maior parte dos problemas foi registrado na parte da manhã.
Caixas de agências perderam a conexão com o sistema, bem como os terminais de autoatendimento e o site do BB. Até o início da noite de ontem, segundo a assessoria de imprensa da instituição, a área técnica não tinha identificado a origem da falha.
A reportagem entrou em contato com 11 agências na capital e, em nove delas, os funcionários informaram que a situação havia se normalizado por volta de 12h. Em uma delas o sistema continuava intermitente – “caindo e voltando” – durante a tarde, e em outra, no bairro de Santa Cecília, um funcionário informou que o sistema passou o dia todo fora do ar.
Pelo Twitter (rede social na internet), correntistas de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo e Maranhão relataram problemas. Segundo a advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Maíra Feltrin Alves, o correntista deve tentar negociar eventuais prejuízos . “Como o problema foi de manhã, daria tempo de procurar formas alternativas de pagar.”
Mas se a pane resultou em algum prejuízo – por exemplo por não conseguir pagar uma conta dentro do prazo – Maíra recomenda uma reclamação formal ao banco para pedir que não incida sobre o valor a ser pago encargos como juros de mora. “O banco é prestador de serviço e tem que arcar com esse tipo de prejuízo.”