O Sindicato dos Bancários e Financiários de Taubaté e Região esteve mobilizado nessa quarta-feira, dia 28, para mais um Dia Nacional de Lutas no Banco do Brasil. Os funcionários da agência do Centro de Taubaté retardaram a abertura do banco em uma hora.
Veja aqui a galeria de fotos do ato!
Entre as principais reivindicações dos funcionários está a volta do pagamento das substituições, o aumento da dotação das agências e outras reivindicações como o fim das terceirizações, do assédio moral e das metas abusivas, entre outras.
As manifestações desta quarta-feira, dia 28, fazem parte da campanha Acorda BB – Banco para o Brasil e se juntam às mobilizações organizadas pelas Centrais Sindicas em defesa da Redução da Jornada sem Redução de Salário e das Convenções 158 e 151 da OIT.
Atos públicos, paralisações e passeatas, convocadas pela CUT, também estão previstas em todo o país, de forma a mobilizar a sociedade brasileira e sensibilizar o Congresso Nacional para a aprovação de medidas que representam melhorias efetivas nas relações de trabalho de milhões de homens e mulheres que constroem o Brasil.
Luta dos trabalhadores:
REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO – de 44 para 40 horas semanais. Além de gerar mais de dois milhões de empregos, gera saúde e qualidade de vida, já que possibilita ao trabalhador e à trabalhadora, mais tempo para o estudo, lazer, descanso e convívio familiar.
RATIFICAÇÃO DA CONVENÇÃO 151 – estabelece o direito à negociação coletiva no serviço público. Contribuirá para a valorização dos serviços públicos, alvo do desprezo e do abandono de políticas neoliberais de sucateamento e privatizações.
RATIFICAÇÃO DA CONVENÇÃO 158 – coíbe a demissão sem justa causa, pois estabelece critérios, pondo freio ao desrespeito e à total insegurança vigentes, onde o funcionário é jogado no olho da rua ao bel-prazer do empregador.