Foi lançada na manhã de segunda-feira (4) a Campanha “Faça Valer Seu Tempo” nas agências bancárias do centro de Criciúma (SC). Um panfleto foi entregue aos usuários e clientes em espera nas filas nas agências da Caixa, Itaú e Banco do Brasil, orientando que denúncias devem ser feitas ao Procon em caso de espera excessiva em filas nos bancos. A mobilização segue nesta terça (5) nas demais agências da cidade.
Na próxima terça (12), a campanha chega em Içara, onde existe a lei municipal limitando o tempo de espera nas filas dos bancos.
A iniciativa é do Sindicato dos Bancários de Criciúma e tem o apoio do Programa de Defesa do Consumidor (Procon) de Criciúma.
O objetivo, segundo o presidente do Sindicato, Edegar Generoso, é orientar a população sobre os seus diretos como cidadãos que eles devem denunciar quando estiverem muito tempo nas filas dos bancos para serem atendidas.
Conforme o sindicalista, a lei municipal de setembro de 2001 estabelece e obriga os bancos a efetuarem o atendimento até 20 minutos em dias normais e até 30 minutos em véspera ou após feriados prolongados, nos dias de pagamentos dos funcionários públicos municipais, estaduais e federais, e dos dias de recolhimento de tributos municipais, estaduais e federais.
Se os bancos não cumprirem o que determina a lei, o Procon deverá ser informado para que as medidas punitivas sejam aplicadas contra as instituições financeiras.
“Para validar a denúncia é necessário a comprovação do tempo de espera pelo usuário por meio de um ‘bilhete da senha’ de atendimento, onde deverá constar impresso mecanicamente, o horário de recebimento da ‘senha’ e manualmente o horário que se efetivar o atendimento ao cliente”, explica Edegar.