A juíza do Trabalho Rosana Alves Siscari, da 11ª Vara do Trabalho de Campinas, concedeu liminar em favor do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região, determinando que o Santander exiba, em cinco dias, todos os contratos por ele firmados nos últimos cinco anos com as operadoras de planos de saúde Unimed e Seguro Bradesco, sob pena de multa diária de dez mil reais.
A liminar foi concedida por solicitação do Sindicato, depois de negativa do banco em apresentar os contratos e em suspender a implantação dos novos modelos dos planos de saúde dos funcionários, tanto ativos quanto inativos.
As alterações entraram em vigor neste mês de janeiro e afetam cerca de 2.200 aposentados e aproximadamente 3.400 demitidos (dois anos nos planos após o desligamento).
Além do reajuste médio de 28,5%, o Santander promoveu alterações profundas nas regras dos aposentados, cujas contribuições a partir deste ano de 2014 passarão a levar em conta a faixa etária e irão quase triplicar ao final do prazo de cinco anos.
De posse dos contratos, o Sindicato fará um estudo para verificar irregularidades nos contratos e a existência de abuso nos reajustes, visando preparar nova medida judicial que garanta os direitos dos trabalhadores.