Bancários de Pernambuco acampam em agências

O Acampamento da Resistência Contra a Ganância dos Bancos está armado na agência Boa Viagem do Bradesco, nesta segunda-feira (19). Em plena greve da categoria, o Bradesco pressionou os funcionários para que reabrissem a agência e voltassem a trabalhar. Os bancários não aceitam essa prática antissindical e manterão a resistência.

Na última quinta-feira, a categoria recusou, mais uma vez, a mesma proposta rebaixada apresentada pela Federação Nacional dos Bancos nas rodadas anteriores: 7% de reajuste e abono salarial de R$ 3,3 mil. Em retaliação, o Bradesco anunciou que abriria todas as agências em Pernambuco.

“Trata-se de prática antissindical. Os bancos estão nos pressionando, ameaçando demitir os bancários que continuarem em greve, para tentar nos obrigar a aceitar uma proposta que não cobre nem mesmo a inflação. Não vamos ceder. Nossa greve continua forte”, afirmou a presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues.

Na oportunidade, a presidenta lembrou aos bancários e clientes que os bancos privados são concessões públicas. “Estamos ocupando pacificamente um espaço que também é nosso. Os bancos deveriam servir ao interesse público, mas em vez disso desrespeitam e exploram bancários e clientes. Obtêm lucros bilionários, cobram tarifas e juros altíssimos e se negam a repor, aos nossos salários, as perdas causadas pela inflação”, completou.

No Acampamento da Resistência, diretores do Sindicato, junto a integrantes de movimento social, conversaram com clientes, almoçaram e lancharam na agência. Além do Bradesco, a Caixa e o Santander também ameaçaram reabrir as agências. “Estamos denunciando a postura intransigentes dos bancos. Estão tentando enfraquecer nossa luta. Em resposta, fortaleceremos nossa mobilização”, ressaltou o diretor do Sindicato Fabiano Moura.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram